Índice de Eficiência em Carga Horária (IECH):
visa indicar o percentual da carga horária dos componentes curriculares em que o discente consegue aprovação. Esse índice é usado para definir a carga horária máxima em que um discente pode se matricular;

Índice de Eficiência em Períodos Letivos (IEPL):
visa indicar o percentual da carga realizada pela carga esperada de um discente nos períodos do seu curso. Desta forma, mostra se o discente está em fase ou atrasado em relação ao tempo mínimo de conclusão do curso;

Índice de Eficiência Acadêmica (IEA):
índice global de eficiência do discente, formado pela multiplicação dos índices anteriores. Usado como critério de prioridade, observado o disposto da norma, para a matrícula em componentes curriculares, o qual já estará vigente para o primeiro período de 2016. Esse índice também é usado para desligamento do discente, sendo que não será aplicado em 2015 e começará a contar a partir do primeiro período de 2016. Dessa maneira, só poderá acontecer o desligamento em 2017;

Índice de Eficiência Acadêmica Normalizado
(IEAN) e Média de Conclusão Normalizado (MCN):

normalização do MC e do IEA, respectivamente, que compara a média do aluno com a média das médias dos concluintes do curso nos últimos cinco anos. Tem o objetivo de verificar os índices dos discentes com turmas do mesmo curso por um período histórico de cinco anos.
 

Descrição dos Índices Acadêmicos

MC: A Média de Conclusão (MC) é a media do rendimento escolar final obtido pelo aluno nos componentes curriculares em que obteve êxito, ponderadas pela carga horária discente dos componentes.
IRA: O Índice de Rendimento Acadêmico (IRA) é a média do rendimento escolar final obtido pelo aluno nos componentes curriculares que concluiu, ponderadas pela carga horária discente dos componentes.
IECH: O Índice de Eficiência em Carga Horária (IECH) é divisão da carga horária com aprovação pela carga horária utilizada.
IEPL: O Índice de Eficiência em Períodos Letivos (IEPL) é divisão da carga horária acumulada pela carga horária esperada.
IEA: O Índice de Eficiência Acadêmica (IEA) é o produto da MC pelo IECH e pelo IEPL.
 

Média de Conclusão (MC)

 

A Média de Conclusão (MC) é a média ponderada do rendimento escolar final nos componentes curriculares em que conseguiu êxito ao longo do curso, obtida pela seguinte fórmula:


Nessa fórmula, são contabilizados todos os Nx componentes curriculares concluídos com êxito, incluindo os aproveitamentos, onde ni é a nota (rendimento escolar) final obtida no i-ésimo componente curricular e ci é a carga horária discente do i-ésimo componente curricular. São excluídos do cálculo os componentes curriculares trancados, cancelados, reprovados e dispensados, as atividades complementares e os componentes curriculares cujo rendimento escolar não é expresso de forma numérica.

 

Média de Conclusão Normalizada (MCN)

 

A Média de Conclusão Normalizada (MCN) é a MC do aluno normalizada em relação à média (μ) e desvio padrão amostral (σ) das MCs dos concluintes da mesma modalidade do curso, obtida pela seguinte fórmula:


Nessa fórmula, MC é a Média de Conclusão do aluno para o qual está sendo calculada a MCN. A média (μ) e desvio padrão amostral (σ) são calculados pela seguinte fórmula:


Nessas fórmulas, são contabilizados todos os M alunos que concluíram o mesmo curso/modalidade nos últimos 05 (cinco) anos, onde MCi é a Média de Conclusão final obtida pelo i-ésimo concluinte. São excluídos do cálculo os alunos que não concluíram com êxito o curso por qualquer motivo bem como aqueles que fizeram apenas apostilamento de habilitação ou certificação de ênfase.

 

Índice de Rendimento Acadêmico (IRA)

 

O Índice de Rendimento Acadêmico (IRA) é a média ponderada do rendimento escolar final obtido pelo aluno em todos os componentes curriculares que concluiu ao longo do curso, obtida pela seguinte fórmula:


Nessa fórmula, são contabilizados todos os N componentes curriculares concluídos, seja com aprovação ou com reprovação por nota ou frequência, onde ni é a nota (rendimento escolar) final obtida no i-ésimo componente curricular e ci é a carga horária discente do i-ésimo componente curricular. São excluídos do cálculo os componentes curriculares trancados, cancelados e dispensados, as atividades complementares e os componentes curriculares cujo rendimento escolar não é expresso de forma numérica.

 

Índice de Eficiência em Carga Horária (IECH)

 

O Índice de Eficiência em Carga Horária (IECH) é o percentual da carga horária utilizada pelo aluno que se converteu em aprovação, obtido pela seguinte fórmula:


Nessa fórmula, são contabilizados no numerador todos os Np componentes curriculares em que o aluno obteve aprovação, excluindo-se os componentes curriculares trancados, cancelados, reprovados, aproveitados e dispensados, as atividades complementares, as atividades individuais e as atividades de orientação individual. São contabilizados no denominador todos os Nm componentes curriculares em que o aluno se matriculou, incluindo os trancamentos, reprovações e cancelamentos de matrícula e excluindo-se os componentes curriculares aproveitados e dispensados, as atividades complementares, as atividades individuais e as atividades de orientação individual. ci é a carga horária discente do i-ésimo componente curricular.

 

Índice de Eficiência em Períodos Letivos (IEPL)

 

O Índice de Eficiência em Períodos Letivos (IEPL) é divisão da carga horária acumulada pela carga horária esperada, obtida pela seguinte fórmula:


Nessa fórmula, são contabilizados todos os Na componentes curriculares em que o aluno acumulou carga horária depois que ingressou no curso de graduação, excluindo-se os componentes curriculares aproveitados. ci é a carga horária discente do i-ésimo componente curricular. P é o número de períodos já cursados pelo aluno. CHM e PM são a carga horária mínima e o prazo médio, respectivamente, para integralização da estrutura curricular do aluno.

 

Índice de Eficiência Acadêmica (IEA)

 

O Índice de Eficiência Acadêmica (IEA) é o produto da MC pelo IECH e pelo IEPL, conforme a seguinte fórmula:

 

IEA = MC × IECH × IEPL

 

Índice de Eficiência Acadêmica Normalizado (IEAN)

 

O Índice de Eficiência Acadêmica Normalizado (IEAN) é o produto da MCN pelo IECH e pelo IEPL, conforme a seguinte fórmula:

 

IEAN = MCN × IECH × IEPL